Limpeza de objetos decorativos

Postado em Dicas em 11/10/2008 08:33 am

Objetos decorativos costumam exigir mais cuidado na limpeza por causa de seu valor e fragilidade. Eis algumas sugestões para limpar vários tipos de objetos.

Castiçais

 

Um problema comum a todos os castiçais é a cera escorrida. Remova a cera endurecida puxando-a delicadamente do castiçal com as pontas dos dedos ou usando a unha coberta com um pano fino para impedir que arranhe a superfície. Se a cera resistir a esses métodos, mergulhe o castiçal em água morna para amolecer a cera e removê-la. Se o castiçal não puder entrar em contato com a água, pode-se amolecer a cera com ar quente de um secador de cabelo.
Castiçais de prata com cera escorrida podem ser limpos sem nenhum problema se os colocarmos no freezer primeiro. Depois que a cera congelar, ela sai com facilidade.

 

Jade

Jade é uma bela pedra usada na confecção de bases de luminárias, vasos, ornamentos esculpidos e jóias. A cor do jade varia do branco ao verde-escuro, com tonalidades ocasionais de marrom, malva, azul, amarelo, vermelho, cinza ou preto. Porque o jade é duro e não poroso, ele não requer muitos cuidados. Remova a poeira regulamente e use um pano macio para dar brilho quando ele ficar embaçado.

Mármore

O mármore é uma bela forma polida de calcário, usada na confecção de tampos de mesa, pisos, balcões, paredes, escadas, lareiras e estátuas. Ele é encontrado em diversas cores e pode ser brilhante ou fosco. O mármore usado em pisos, tampos de mesa, balcões e escadas precisa ser protegido com um selante especial para pedras para reduzir sua porosidade. Proteja os tampos de mesa com porta-copo, e limpe imediatamente alimentos ácidos que caem sobre a superfície para impedir a corrosão permanente do material.
Limpe as superfícies de mármore com uma esponja para remover manchas leves causadas por terra ou poeira. Não use produtos de limpeza cáusticos ou abrasivos no mármore. Não use lustra-móveis, nem cera macia, porque esses produtos descolorem o mármore.
Existem polidores comerciais, alguns até mesmo inflamáveis, para a limpeza do mármore. Leia e siga as instruções do fabricante.

 

Porcelana

Porcelana e outros tipos de argila são usados na fabricação de muitos objetos de arte, entre os quais, vasos, bases de luminárias, castiçais e estátuas. Remova a poeira da porcelana regularmente com a escova acessória do aspirador de pó ou um pano macio e limpo.
Se o objeto de porcelana ficar sujo lave-o em água de sabão suave, usando água morna. Muitas casas têm móveis de madeira. Na próxima seção, apresentaremos as melhores maneiras de cuidar desses objetos.

Luminárias

As luminárias são feitas de diversos materiais; alguns laváveis; outros, não. Guarde todas as informações dadas pelo fabricante sobre o procedimento adequado de limpeza. Passe o aspirador de pó com a escova acessória regularmente;
Lave a luminária a seco se ela estiver colada à base. Use um removedor de manchas para limpar luminárias de tecido não lavável;

Lave luminárias de náilon, seda e raiom só se estiverem costuradas à base;
Luminárias de plástico e de fibra de vidro só precisam ser limpas de vez em quando, com um pano para remover a poeira.

 





2 Comentários
  1. Maira

    Nossa é muito boa essas dicas de como limpar os objetos pq na maioria das vezes ficamos em dúvida com medo de estragar os objetos.
    Adorei!

  2. Jennifer-Tool

    Sim, provavelmente por isso e

Deixe seu comentários

Nome (obrigatório)